segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TOP 5 - Livros Desejados


Entrando no clima dos aniversários do começo do segundo semestre, mesmo que nenhum deles seja o meu, resolvi criar e postar essa lista de livros de gastronomia que eu quero e pretendo ter.
Sempre gostei bastante de livros, mas minha biblioteca é praticamente inexistente nesse assunto. Assim que conseguir parar de gastar com os livros da faculdade eu me dedico a esses.
Aí vai. Os livros não estão em ordem de preferência.


1 – Cozinha Confidencial
Sou fã a algum tempo de Anthony Bourdain e acompanhei o programa dele “Sem Reservas” no Discovery Travel & Living durante meses. Esse livro não é sobre receitas, mas sobre a vivência de um restaurante e o que há de “podre” na cozinha.


Título Original: Kitchen Confidential: Adventures in the Culinary Underbelly
Ano: 2000
Sinopse:
Chef' de um dos bistrôs mais badalados de Manhattan, o Les Halles, Anthony Bourdain, que é também romancista, fez o impensável neste livro - com doses iguais de perspicácia, maldade e humor, contou todos os segredos da profissão, dos mais sórdidos aos mais divertidos, junto com as falcatruas e safadezas do negócio. Mas não só isso - dono de uma interessantíssima trajetória pessoal - é com prazer indisfarçável que ele aproveita para fazer também um pouco de escândalo autobiográfico. Enquanto expõe as entranhas dos restaurantes - de lavagem de dinheiro ao uso 'criativo' de ingredientes com data de vencimento no limite -, Bourdain vai dando conselhos úteis.


2 – Mastering The Art of French Cooking
Como já citado nesse outro post, Julia Child foi uma grande difusora da gastronomia francesa, inicialmente para a América, e depois para o mundo.
Não consegui achar o livro em português, possivelmente não tenha uma tradução ainda, mas não me incomodaria em ter em inglês! São dois volumes e a sinopse é uma livre tradução minha.

Título Original: Mastering The Art of French Cooking
Ano: 1961
Sinopse:
Mastering The Art of French Cooking, publicado pela primeira vez em 1961, é uma afirmação, não de uma intenção culinária, mas de aspiração, um comprometimento com certo estilo de boa vida, de visão de mundo; um objetivo agradável implicando gosto, apetite e um “não sei o quê”. Esse é um livro de culinária que explica como criar autênticos pratos franceses nas cozinhas americanas e com ingredientes americanos. Ensina as técnicas da cozinha francesa, permitindo muitas variações do mesmo tema. Mais de 100 desenhos instrutivos.


3 – Mordidas Sonoras
Em uma ótima tradução do que quero dizer com Sentidos Gastronômicos no título do blog, o vocalista da banda Franz Ferdinand traz suas experiências com a culinária ao redor do mundo, durante suas turnês.

Título Original: Sound Bites
Ano: 2006
Sinopse:
Com 5 milhões de discos vendidos em todo o mundo, o Franz Ferdinand é uma das principais revelações do rock britânico na última década. Porém, música não é o único interesse dos seus integrantes - Alex Kapranos, vocalista, guitarrista e líder da banda, trabalhou em inúmeros empregos antes do sucesso mundial - de professor universitário a entregador de comida e chefe de cozinha. Essa ligação especial com o mundo da gastronomia lhe rendeu uma coluna no jornal inglês The Guardian. Sob o título de 'Sound bites', a coluna de Kapranos tratava de gastronomia, mas com um ar mais despojado que os rígidos críticos culinários mais típicos dos jornais - o próprio Kapranos se autodefinia como um 'gastro-aventureiro, ou algo assim'. Seus textos concisos, cheios de impressões quase poéticas e bom humor, transformaram-se em livro em 2006. 'Mordidas sonoras' traz material inédito e boa parte das colunas do Guardian - que coincidiu com a turnê mundial do Franz Ferdinand, entre 2005 e 2006. Em duas voltas e meia pelo mundo, Kapranos traz impressões alimentares de sua infância, histórias do seu trabalho nas cozinhas de Glasgow, aventuras ninja (com direito a sashimi de fugu - o venenoso baiacu) no Japão, restaurantes fechados aos domingos na França, comida iraniana no Canadá, sorvete de milho verde no Brasil, testículos de boi na Argentina. Num mix de sabores, sons, cheiros e impressões visuais, Kapranos encarna, ao mesmo tempo, o rockstar tranqüilo, o turista acidental e o aventureiro gastronômico.

4 – 1001 Comidas Para Provar Antes de Morrer
Para ter certeza de experimentar o que há de melhor e mais inusitado na culinária mundial, não poderia faltar esse guia. Espero poder comer das 1001 opções do livro.

Título Original: 1001 Foods You Must Try Before You Die
Ano: 2008
Sinopse:
'1001 Comidas para Provar Antes de Morrer' apresenta sabores encontrados na culinária de todo o mundo. Com a colaboração de outros 53 especialistas, Frances Case selecionou 1001 alimentos notáveis por seu sabor, aroma ou textura e os reuniu neste guia gastronômico. Ilustrado com fotografias, este livro traz descrições de cada alimento, indicando seu local de origem, sua história, as características que o tornam especial e a forma de prepará-lo para que seja apreciado.

5 – Dona Benta – Comer Bem
Como todo bom brasileiro, tinha que ter no meu Top 5 um dos mais tradicionais livros de culinária nacional. Em sua 75ª edição e com mais de 1 milhão de livros vendidos desde sua primeira impressão em 1940, é um exemplar útil para toda cozinha.
 
Título Original: Dona Benta – Comer Bem
Ano: 2003
Sinopse:
Há mais de 60 anos, 'Dona Benta - Comer bem' é a bíblia da culinária brasileira. A obra ganhou um novo visual, mas sem perder o charme da tradição. Pelas mãos do chef Luiz Cintra, o livro foi atualizado e ampliado, incorporando novas receitas, mais adequadas à cozinha moderna. Um livro que ensina tudo sobre culinária, disposição da mesa, cardápios para festas, dá dicas para principiantes e até ajuda a dona-de-casa a preparar xarope para os filhos.



Estou aberta a sugestões de novos livros, ou críticas a esses.
E também aceito presentes!

Nenhum comentário: