terça-feira, 16 de agosto de 2011

Bolo de Avelã e Chocolate

Eu estava pensando em alguma receita de bolo para fazer num dia especial, para alguém mais especial ainda. E aí, navegando por alguns blogs de gastronomia, me deparei com o bolo abaixo. Na hora que eu vi, decidi que era esse.
Eu sei que acabei de postar uma receita de bolo de chocolate, mas fazer esse foi inevitável.

Receita retirada daqui.
Então, vamos ao que interessa.





O que você vai precisar:

Massa
- 200gr de chocolate amargo, ou meio amargo, picado
- 150gr de manteiga em pedaços
- 35gr de cacau em pó
- 100ml de água quente
- 100gr de açúcar mascavo
- 150gr de açúcar refinado
- 150gr de farinha de avelã
- 4 ovos

Cobertura
- 100gr de chocolate meio amargo, ou amargo, picado
- 60ml de creme de leite

Modo de Preparo

Massa
- Junte o chocolate e a manteiga em uma panela e, em fogo baixo, mexa até derreter.
- Em um recipiente, dissolva o cacau na água quente.
- Misture, ao cacau com a água, o chocolate, o açúcar mascavo e o comum, a farinha e as gemas, até ficar bem homogêneo.
- Adicione, mexendo levemente, as claras em neve.
- Pré-aqueça o forno em 180°C.
- Coloque a massa em uma assadeira untada com papel manteiga.
- Deixe assar por aproximadamente 45min.
- Ao fazer o teste do palito, o mesmo deve sair com pedacinhos de bolo.

Cobertura
- Aqueça, em fogo baixo, o creme de leite.
- Acrescente o chocolate e mexa até derreter, sem deixar ferver.

Dicas
- Se precisar converter alguma medida, esse site pode ajudar.
- Faça as claras em neve depois que a massa estiver pronta, elas não devem esperar para serem usadas.
- Caso não encontre a farinha de avelã ou ache cara, você pode comprar a avelã inteira e triturar em um processador.
- Como eu sou exagerada e não consegui comprar a quantidade adequada de avelã, comprei a mais e coloquei pedaços de avelã na massa.
- Eu acrescentei duas colheres de sopa de whisky na cobertura, na receita original era usado Frangelico, que é um licor de avelã, mas também pode ser usado rum, ou qualquer bebida de sua escolha.
- Se for adicionar a bebida à cobertura, acrescente depois de pronta.
- O bolo abaixa um pouco depois de frio.
- Deixe o bolo descansar por 15min, desenforme e coloque a cobertura.

Observações importantes.
Foi a primeira vez que eu bati claras em neve na mão e deu certo. Já tinha tentado várias vezes, e não conseguia encontrar o ponto.
Achei que seria complicado fazer o bolo, mas foi bem simples.
Eu nunca fui muito boa em decorações e finalizações, mas tenho me esforçado.
Só me lembrei de tirar a foto do bolo, quando metade dele já tinha ido embora. Contei com a ajuda da minha fotógrafa particular para ter uma foto boa.
E o bolo foi um sucesso! Eu recomendo!

Nenhum comentário: